terça-feira, 15 de novembro de 2016

PTV Paraná tem nova plataforma de gestão de ativos tecnológicos do estado

João Carlos Gomes, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), lançou, no último dia (11), a nova plataforma do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná), que pretende atrair e fixar empresas de base tecnológica em todo território paranaense. O lançamento oficial foi realizado em Jacarezinho, no Norte Pioneiro.
O PTV Paraná centraliza os ativos tecnológicos e processos de negócios em uma plataforma única, reunindo institutos de ciência e tecnologia (ICTs), núcleos de inovação tecnológica (NITs), empresas de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos, centros de promoção de empreendedorismo, entidades prestadoras de serviços tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.
Mais que um catálogo de organizações e de iniciativas inovadoras, porém, a plataforma do PTV Paraná é uma ferramenta de gestão, ressalta Júlio C. Felix, diretor-presidente do Tecpar, instituição responsável pela secretaria executiva do projeto. “A plataforma reúne uma lista de cadastro e um mapa de calor, que apresenta a distribuição dos ativos no Estado, orientando o acesso pelas empresas aos produtos e serviços tecnológicos e na tomada de decisão”, salienta Felix.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, destaca que a ferramenta é importante por reunir agentes públicos e privados em busca do desenvolvimento de cada região do Paraná. “O envolvimento do poder público, das empresas e das entidades de fomento pode impulsionar o empreendedorismo e a inovação, gerando emprego e renda em todo o estado”, pontua.
O lançamento da nova plataforma do PTV Paraná foi realizado durante o lançamento do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro, que agrega os ativos tecnológicos de cinco cidades da região: Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Cambará, Andirá e Bandeirantes. A iniciativa, do Sebrae-PR, conta com o apoio da Seti e do Tecpar.
Plataforma
Com a ferramenta, a sociedade paranaense pode conhecer os ativos tecnológicos do estado, catalogados em sete categorias: Pessoas, Organizações, Programas e Incentivos, Projetos e Iniciativas, Produtos, Propriedade Intelectual e Serviços. A ferramenta também abre espaço para fóruns e para atualização de calendário de eventos.
Os empresários paranaenses podem, com a nova plataforma, informar suas demandas por soluções tecnológicas e conhecer as instituições mais adequadas para provê-las.
Cada instituição pode se cadastrar e catalogar seus programas de financiamento à inovação e seus projetos de pesquisa, por exemplo. A plataforma será a ferramenta de gestão dos ativos tecnológicos paranaenses da Seti, que é a instituição responsável pelo projeto.
A plataforma ainda funciona como uma rede social, na qual os seus integrantes podem criar fóruns e troca de informações sobre projetos inovadores no Estado. Para catalogar sua organização ou iniciativa, é preciso acessar o site ptvparana.com e realizar o cadastro.
Na mesma ocasião, a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) comemorou a entrada da empresa que representa o 100º negócio incubado no Tecpar e a primeira da unidade de Jacarezinho. A empresa de TI Compracam, já instalada na Intec, assinou o termo comemorativo de entrada nesta sexta-feira.
Legislação
O PTV Paraná foi criado pelo Decreto 8938/13, que instituiu os objetivos do parque tecnológico, entre eles o apoio e fortalecimento dos Parques e Incubadoras Tecnológicas existentes ou que vierem a ser implantados no estado e a promoção da atração, do desenvolvimento e da fixação de empresas de base tecnológica em uma plataforma de apoio integrado, em qualquer dos municípios do estado.
Fonte: Tecpar

Postagem em destaque

Ponta Grossa: Elizabeth Schmidt assume prefeitura a partir de hoje (14)

Prefeita Municipal de Ponta Grossa em exercício Elizabeth Schmidt Em solenidade realizada na última sexta-feira (11), o prefeito Marcel...

Postagens mais visitadas da semana