quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Empresas que vão decorar PG para o Natal precisam indicar responsáveis técnicos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) está acompanhando o processo de contratação das empresas que estão responsáveis pelas decorações natalinas em Ponta Grossa, com objetivo de garantir que as instalações elétricas e estruturais serão feitas por profissionais habilitados. 

As duas empresas que venceram a licitação para a decoração da cidade tem até o dia 7 de dezembro para indicar para a Prefeitura de Ponta Grossa os profissionais da área de Engenharia Elétrica, com a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao Crea-PR.

As decorações no Município, contratadas pela Prefeitura, incluem a instalação e manutenção de enfeites, postes metálicos, estrutura metálica tipo letreiro, mangueiras luminosas, pisca-pisca, guirlandas, cascata de luz e bolas iluminadas, na Avenida Vicente Machado e na Balduíno Taques.

“O edital exige que as empresas que venceram a licitação apresentem as ARTs até o dia 7 de dezembro. Nós vamos acompanhar o processo para garantir que a decoração cumpra com seus objetivos visando a segurança da população que vai passar pelos locais”, diz o gerente do Crea-PR, em Ponta Grossa, Vander Della Coletta Moreno.

“Fazemos este acompanhamento todos os anos”, garante o gerente, ao frisar que as empresas vencedoras não são da área de Engenharia, mas empresas que locam estruturas decorativas. “São empresas de locação, que ficarão responsáveis pelas instalações e manutenções dos materiais.

A parte da locação é comercial, mas como depende de instalação elétrica e envolve estrutura metálica, é exigido responsável técnico registrado junto ao Crea-PR. Elas terão, obrigatoriamente, que contratar uma empresa ou profissional da área de Engenharia Elétrica para responder tecnicamente pela instalação e manutenção das estruturas”, comenta o gerente.

Conforme o edital, a data limite para a instalação dos enfeites natalinos é 7 de dezembro, sendo que as empresas devem mantê-los em funcionamento até o dia 10 de janeiro. A desmontagem e retirada dos materiais deve ser realizada de 10 de janeiro a 20 de janeiro de 2019.

Sobre o Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais da empresa das áreas da engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais e Chamamentos.

Postagem em destaque

ACIPG apoia aprovação redução de Foro Privilegiado

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) comemora a aprovação pela comissão especial da Câmara dos Deputa...

Postagens mais visitadas da semana