segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Hospital Universitário dos Campos Gerais terá residência em Cirurgia Vascular

Foto: Divulgação
   O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) ofertará, a partir de março deste ano, a residência em Cirurgia Vascular. A nova especialidade foi aprovada pela Comissão Nacional de Residência Médica, composta por representantes dos Ministérios da Educação e da Saúde e dos diversos órgãos governamentais da área da saúde, além de entidades de classe da área médica.

   Atualmente, o HU-UEPG possui residências em Neurologia, Medicina da Saúde e da Família, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Clínica Médica e Cirurgia Geral.

Cirurgia Vascular é a especialidade que atende casos como varizes, complicações dos vasos sanguíneos, como na diabetes; alterações das artérias, conhecidas como aneurismas, e defeitos de coagulação dos vasos, chamados de trombose e embolias.

ESTRUTURA E PROFISSIONAIS - O diretor geral do HU-UEPG, Everson Augusto Krum, explica que, para a autorização da nova residência, a comissão nacional verifica inúmeros itens, que obtiveram destaque na vistoria realizada pelo médico avaliador, em novembro de 2015. Entre eles, a infraestrutura com ressonância magnética, dois tomógrafos, dois arcos cirúrgicos, duas torres de vídeo e vários instrumentais para cirurgias endoscópicas, biblioteca atualizada e acesso on-line a periódicos e ao sistema de informações em saúde internacional "Up to Date".

Ainda foram avaliadas positivamente as modernas instalações do HU-UEPG e o significativo volume de consultas médicas e de exames realizados em laboratório próprio, inaugurado em julho de 2015. Também teve grande peso na avaliação a qualificação da equipe de médicos, composta por mestres e doutores (quatro professores do curso de Medicina da UEPG), com publicações de artigos científicos e participação em Congressos nacionais e internacionais.

CONSULTA - Everson Krum comenta que antes mesmo da aprovação da nova residência, o HU-UEPG já oferta consultas na especialidade de angiologia e cirurgia vascular. Possui ainda o Ambulatório de Feridas, que atende pacientes com problemas vasculares e realiza curativos de feridas, com uma equipe de médicos especialistas, enfermeiros, professores da UEPG e residentes de enfermagem e nutricionista.

EDITAL - O diretor do HU-UEPG informa que o edital de seleção da nova residência deve ser publicado nos próximos dias, dirigido a médicos habilitados ao exercício da Medicina no Brasil, tendo como pré- requisito a formação em residência em Cirurgia Geral. Será ofertada uma vaga por ano, com duração de dois anos.

MULTIPROFISSIONAL - Também no final de 2015, o HU-UEPG teve a aprovação de mais 12 vagas para residência multiprofissional para 2016. São 10 vagas para Residência Multiprofissional em Medicina Intensiva, com dois anos de duração. Podem concorrer às vagas profissionais com formação em enfermagem, farmácia/análises clínicas, fisioterapia e serviço social.

As outras duas vagas são para Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, abertas apenas para graduados em Odontologia, tendo três anos de duração.

As atividades serão desenvolvidas no HU-UEPG, com enfoque na formação em serviço, principal objetivo das residências. “Ou seja, são profissionais que vão atuar diretamente no atendimento aos usuários do SUS, ao mesmo tempo em que se especializam em determinada área de atuação”, explica o diretor Everson Krum.

Entre os serviços, destaca as atividades em UTI adulto, neonatal e pediátrica, pronto atendimento, estágio em atendimento pré-hospitalar de pacientes graves (Samu/Siate) e atendimento a pacientes graves internados. “Os profissionais farão rodízio nesses setores”.


O edital do processo seletivo para as novas residências multiprofissionais também deve se publicado nos próximos dias. As provas ocorrerão na primeira quinzena de fevereiro, com início das atividades dos residentes em 1° de março. As bolsas são mantidas pelo Ministério da Saúde.

Postagem em destaque

Crea-PR inicia processo para eleição de Inspetores

Nesta segunda, dia 18, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR, inicia o processo de eleição de Inspetores com ...

Postagens mais visitadas da semana