quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Ex-morador de rua ingressa na incubadora do Tecpar para desenvolver produto automotivo

Gerente dos Intec, Gilberto Passos Lima; o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix; e o novo incubado na Intec, Edmilson Fernandes. Foto: divulgação
Determinação e perseverança são duas características fundamentais de quem vai empreender e que sobram na vida de Edmilson Fernandes, ex-morador de rua que vai incubar sua empresa na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec). Nesta terça-feira (1º), ele assinou o contrato de incubação para se instalar no Instituto de Tecnologia do Paraná.

Fernandes trabalhou durante 25 anos com fibra de vidro, atuando na preparação de carros na Stock Car, na cenografia de espetáculos teatrais e arquiteturas promocionais. Entretanto, em 2015, após sair da empresa na qual trabalhava, ele passou por dificuldades financeiras e acabou se instalando na marquise do Mercado Municipal, no Centro de Curitiba.

“O dinheiro acabou e eu não tinha mais como pagar aluguel do quartinho onde morava. Mas nunca perdi a vontade de ter meu próprio negócio. Tinha várias ideias, mas faltava capital para fazer um protótipo”, relembra.

Enquanto estava morando na rua, Fernandes ganhou uma bolsa de estudos para realizar cursos de gastronomia e, com o dinheiro que recebia com os trabalhos na área, conseguiu se reerguer.

Ele desenvolveu então o protótipo de um acessório automotivo para ser instalado nos cantos traseiros dos veículos, com a finalidade de melhorar a qualidade do som no carro. Ele levou o protótipo à Intec, mas como não era formalizado, não poderia participar do processo seletivo.

A equipe técnica da incubadora deu suporte para Fernandes abrir sua empresa, a Vuk Personal Parts, e a formular o plano de negócios para ser apresentado na banca da Intec. Aprovado no processo, hoje o empreendedor já tem seus planos traçados. “Quero desenvolver acessórios personalizados para oferecer ao gosto do cliente. Já estou em contato com lojistas da área automotiva e concessionárias e a receptividade está sendo muito boa”, salienta.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, destaca a superação pessoal de Fernandes e ressalta a diversidade de negócios que são apoiados pela incubadora. “Tem uma canção do Raul Seixas, ‘Tente Outra Vez’, que fala sobre ter fé e perseverança, características que um empreendedor deve ter e que Fernandes tem. A entrada dele na incubadora reflete a diversidade das competências da instituição”, avalia.

O gerente dos Parques e Incubadoras Tecnológicos do Tecpar, Gilberto Passos Lima, explica que com o apoio da Intec o empreendedor pode dar escala ao negócio. “Vamos dar suporte na implantação de tecnologias ao seu processo de desenvolvimento, com o uso de scanner e impressora 3D, disponíveis em nosso laboratório de prototipagem. Com isso, ele vai deixar de produzir artesanalmente para ganhar escala com seus produtos”, explica.

Conheça a Vuk Personal Parts pelo link: facebook.com/Vuk-Personal-Parts-Acessorios-Automotivos

Intec
Empreendedores que queiram participar do programa de incubação do Tecpar podem fazer, ao longo do ano, a inscrição para concorrer a uma vaga em uma das duas unidades da Intec, em Curitiba e em Jacarezinho. São ofertadas vagas para a modalidade residente (quando a empresa fica nas dependências da Intec) e para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto.

Podem participar do processo de incubação pessoas físicas, como universitários, pesquisadores e empreendedores que tenha um negócio inovador, ou ainda pessoas jurídicas. Ao longo de 27 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 90 negócios. No momento, cinco empresas passam pelo programa de incubação: Beetech/Beenoculus, Werker, i9algo, Invento Engenharia e Vuk Personal Parts.

Conheça a Intec pelo site intec.tecpar.br/comoincubar.

Fonte: Tecpar

Postagem em destaque

Crea-PR inicia processo para eleição de Inspetores

Nesta segunda, dia 18, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR, inicia o processo de eleição de Inspetores com ...

Postagens mais visitadas da semana