sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Polônia inaugura ciclovia que brilha no escuro e é carregada com energia solar

Foto: divulgação
Uma cidade do interior da Polônia trouxe uma solução genial para um problema enfrentado por muitos ciclistas que pedalam à noite: a iluminação das vias. Lidzbark Warminski, no Nordeste do país, inaugurou no final de setembro uma ciclovia que brilha no escuro.

Desenvolvida pela companhia europeia de tecnologia TPA Instytut Badan Technicznych Sp. z o.o., a ciclovia é, além de funcional, sustentável, pois é carregada durante o dia, por meio de luz solar. O asfalto contém partículas sintéticas chamadas de “luminóforos”, que durante a noite emitem a energia captada do Sol, refletindo uma luz azul metálica. Segundo a empresa, a luminosidade dura cerca de 10 horas.

À ABC News, o CEO da TPA, Igor Ruttmar, afirmou que espera que a ciclovia iluminada ajude a prevenir acidentes de ciclistas e pedestres durante o período noturno. “É um problema que enfrentamos com certa frequência aqui na Polônia, principalmente em locais afastados dos grandes centros, que acabam ficando mais escuros durante a noite”, afirmou.

Por enquanto, a ciclovia é bastante curta, com cerca de 100 metros de comprimento. “Queremos ver primeiro como a via se comporta durante o inverno [que começa em dezembro no Hemisfério Norte], para que possamos fazer planos de aumentá-la”, disse Ruttmar.

Fonte: Gazeta do Povo

Postagem em destaque

Conferência Municipal de Saúde movimenta Conselho de Saúde

A comunidade de Ponta Grossa será palco de um dos maiores eventos realizados pelo Conselho Municipal de Saúde.

Postagens mais visitadas da semana