segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Expositores comemoram participação e contatos no Encontro de Prefeitos

Foto: divulgação
O Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020, que terminou na última sexta-feira (02), em Foz do Iguaçu, no oeste do Estado, contou com um espaço montado para expositores. Secretariais estaduais, empresas públicas, instituições financeiras, Sebrae/PR e demais parceiros e patrocinadores do evento puderam apresentar seus serviços e estreitar o relacionamento com os futuros gestores municipais.


De acordo com dados fornecidos pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que administrou um sistema de registro dos atendimentos das secretarias e autarquias estaduais, até o meio da tarde desta sexta-feira, mais de 15 mil pessoas foram atendidas. Os números finais só serão divulgados na próxima semana, mas a expectativa é que supere os 20 mil atendimentos.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) estava entre os expositores. A Copel esteve representada por duas empresas que compõem o grupo: a Copel Distribuição (responsável pela distribuição de energia a cerca de 4,5 milhões de clientes de 395 municípios do Paraná); e a Copel Telecom, que oferta internet banda larga. A participação no Encontro de Prefeitos foi considera muito produtiva, segundo João Silva dos Santos, superintendente de Serviços Operacionais da Copel Distribuição.

“O evento foi espetacular. Conseguimos melhorar nosso relacionamento com os prefeitos reeleitos e, principalmente, nos aproximar dos prefeitos eleitos. As prefeituras são nossas grandes parceiras e tivemos a oportunidade de falar com os futuros gestores sobre questões importantes”, revelou Santos.

O superintendente detalhou que foram passadas aos prefeitos orientações sobre o sistema de iluminação pública, entre outros assuntos. “Atualmente, é o grande problema das prefeituras. Foi importante, especialmente, para os prefeitos que estão assumindo os mandatos e não sabem em que situação está a questão relativa à iluminação”, completou.

João Santos relata que foram apresentadas informações sobre como manter o acervo e ajustar as tarifas para que as prefeituras tenham recursos para melhorias no sistema e garantir, inclusive, a segurança da população.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) também teve estande no pavilhão montado no Rafain Palace Hotel & Convention. O diretor de Operações do BRDE, João Luiz Agner Regiani, afirmou que havia uma expectativa muito positiva em relação ao evento, que acabou confirmada, baseada em edições anteriores.

“Esse ano não foi diferente, os prefeitos e lideranças políticas estiveram presentes, o que reflete a preocupação que as gestões municipais têm em relação ao ano de 2017. Percebemos que, com a crise econômica, os prefeitos vieram buscar, mesmo antes de assumir suas funções, alternativas e soluções para gerir seus municípios”, analisa Regiani.

O diretor do BRDE ressalta que mais de 300 prefeitos eleitos foram recebidos no estande do banco e puderam saber mais sobre as linhas próprias e recursos do BNDES disponíveis para obras de estruturação, mobilidade e revitalização urbana para os municípios, entre outros.

Consultorias individuais
O gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Cesar Rissete, destaca que o encontro superou as expectativas iniciais da organização. “Esperávamos contar com 1,2 mil participantes e 350 prefeitos, mas recebemos quase 390 prefeitos e mais de duas mil pessoas, entre vereadores, secretários e outras lideranças públicas municipais”, comemora.

Rissette relata que um dos objetivos do evento foi mostrar aos prefeitos a capacidade que têm de liderar processos de mudança na sociedade.  “Outro foco do encontro foram os atendimentos. Percebemos que todas as estruturas que estavam aqui, secretarias de Estado, autarquias, fundações, empresas, patrocinadores e apoiadores tiveram a oportunidade de divulgar a possibilidade de parcerias que as prefeituras têm com essas instituições”, observa Rissette.

Somente no estande do Sebrae/PR, no pavilhão de expositores, mais de 160 prefeitos e prefeitas eleitos receberam consultorias individuais. Sem contar os atendimentos a vice-prefeitos, secretários, vereadores e outras lideranças municipais. “Começamos bem, percebendo a relevância que os futuros gestores estão dando às parcerias. Teremos uma boa safra de prefeitos”, prevê Cesar Rissette, do Sebrae/PR.

Procura em todos os estandes
Leandro de Moura, coordenador de tecnologia do Paraná Cidade, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, percebeu uma grande preocupação dos prefeitos em conhecer a capacidade de endividamento de cada município, ou seja, qual montante de dinheiro eles podem emprestar ou receber do Estado. “O interesse dos prefeitos foi fantástico. O engajamento deles é magnífico para o Estado. Praticamente todos os prefeitos passaram pelo estande, ansiosos por informações que os ajudarão a planejar seus trabalhos”.

O estande da Secretaria da Saúde foi um dos mais procurados pelos prefeitos e equipes de gestão. Na quinta-feira, dia 1º, por exemplo, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, atendeu a mais de 50 prefeitos que estavam interessados em conhecer os programas desenvolvidos no Paraná. Ao mesmo tempo, os demais assistentes da secretaria se revezavam para dar conta alta demanda e sanar as dúvidas dos gestores.

Show room
Segundo o secretário estadual do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, o encontro permitiu uma espécie de show room dos produtos e serviços oferecidos. “O efeito prático deste evento é que, com este trabalho, os prefeitos avançam muito no conhecimento, no relacionamento com o Governo, com as secretarias e na elaboração de projetos”, destacou o secretário.


Fonte: Sebrae/PR

Postagem em destaque

Conferência Municipal de Saúde movimenta Conselho de Saúde

A comunidade de Ponta Grossa será palco de um dos maiores eventos realizados pelo Conselho Municipal de Saúde.

Postagens mais visitadas da semana