quarta-feira, 19 de abril de 2017

Cinema em Pauta: Boyhood

Cena do filme Boyhood
Aclamado pela imprensa, Boyhood e pode ser considerado o grande favorito do Oscar 2015 que até então, sendo considerado um filme experimental que e conta a história do personagem Mason (Ellar Coltrane) mostrando sua passagem da infância à juventude. O espectador é carregado através do tempo junto à Mason, um garoto calado que vive até então com sua mãe Olivia (Patricia Arquette) e sua irmã Samantha (Lorelei Linklater), que é filha do diretor.

Richard Linklater ficou conhecido pela trilogia Cult Antes do amanhecer, e buscou ir a fundo à trama passando os últimos doze anos acompanhando a vida do personagem Mason, filmando de quatro a cinco dias por ano e assim dando maior vivacidade ao amadurecimento e questões familiares sob o olhar da criança/adolescente.

Apesar de ser um filme atípico Boyhood não possui muitos acontecimentos ou reviravoltas e não também não há a intenção de atrair a atenção para o personagem central, que em minha opinião é um pouco sem graça, parece que ele está lá para observarmos a passagem do tempo, não é marcante, de criança calada à adolescente quieto.

A trama torna-se morna, mas não pela simplicidade das filmagens e sim com a falta de verdade, em algumas cenas parece tudo muito artificial, tudo fica bem, nada os atinge, basta fugir, como no caso do marido alcoólatra de Olivia (Arquette).

Mas vamos aguardar até dia 22 de fevereiro de 2015 que acontece a 87ª Cerimônia do Oscar, para constatar que Boyhood será ou não o melhor filme, mas até lá vamos assistir mais filmes.

BOYHOOD da infância à juventude/ Boyhood. Direção e roteiro de Richard Linklater. EUA, 2014. 163 MIN. DRAMA. Com: Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke, Lorelei Linklater, Nick Krause, Sam Dillon, Evie Thompson, Elijah Smith, Steven Chester Prince.
Coluna Cinema em Pauta Clique aqui

Postagem em destaque

Conferência Municipal de Saúde movimenta Conselho de Saúde

A comunidade de Ponta Grossa será palco de um dos maiores eventos realizados pelo Conselho Municipal de Saúde.

Postagens mais visitadas da semana