quarta-feira, 7 de junho de 2017

Comitiva da África do Sul visita Fazenda do CESCAGE e do Iapar

Comitiva da África do Sul e Faculdades CESCAGE Foto: divulgação
Autoridades da África do Sul estiveram no último final de semana visitando a Fazenda Escola Cescage e a Fazenda Modelo Iapar, em Ponta Grossa. O desembargador José Sebastião Fagundes Cunha do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), juntamente com o zootecnista e pesquisador doutor José Luiz Moletta, recepcionaram a comitiva de africanos. Doutor José Sebastião Fagundes Cunha, fundador do Cescage Genética, demonstrou durante à visita como funcionam as pesquisas na área do melhoramento genético. “Discutimos várias parcerias e projetos futuros. Dentre elas aprovamos a construção de uma filial na África do Sul, o intercâmbio de alunos e docentes das Faculdades Cescage. Vamos realizar transferência de tecnologia e cursos a respeito de plantio direto”, disse o desembargador.

O Cescage Genética realiza desde a prospecção nacional e internacional de sêmen e embriões no mercado. Um trabalho realizado com uma gabaritada equipe de mestres, doutores, profissionais e acadêmicos do ramo agropecuário. A comitiva de autoridades federais e estaduais conheceu a primeira raça bovina totalmente paranaense. Doutor José Luiz Moletta, um dos criadores da Raça Purunã explicou o processo de criação. “A Raça Purunã foi desenvolvida pelo Iapar, órgão estadual de pesquisa agropecuária. Esse é o resultado de mais de 30 anos de trabalho, que começou com pesquisas genéticas. As duas últimas décadas foram para consolidação e disseminação da nova raça”, disse Molleta.

Integrada por mais vinte e cinco autoridades destacamos: General Bheki Cele, Vice Ministro de Agricultura, Floresta e Pesca - Mr Supra Mahumapelo, Premiê da Província de North West - Ms Manketsi Tlhape, Membro do Conselho Executivo da Província de North West responsável por Desenvolvimento Rural, Ambiental e Agricultura - Mr Norman Shushu, Membro do Conselho Executivo do Conselho da Província do Northern Cape responsável por Agricultura, Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural - Ms Cukelwa Chotelo, Membro do Conselho Executivo da Província de Northern Cape responsável por Meio Ambiente, e Conservação da Natureza - Ms Gail Parker, Membro do Conselho Executivo da Província de Northern Cape responsável por Desenvolvimento Econômico e Turismo - Mr Mxolisi Simon Sokatsha, Membro do Conselho Executiva da Província do Northern Cape responsável por Esporte, Arte e Cultura.

Fonte: Cescage

Postagem em destaque

Crea-PR inicia processo para eleição de Inspetores

Nesta segunda, dia 18, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR, inicia o processo de eleição de Inspetores com ...

Postagens mais visitadas da semana