domingo, 23 de julho de 2017

Celebrações do dia da padroeira de Ponta Grossa Sant’Ana iniciram no domingo

Senhora Sant’Ana é a santa padroeira da Catedral de Ponta Grossa Foto: divulgação
As celebrações a Sant’Ana começaram no domingo (23), que festejam o dia da Senhora Sant’Ana, padroeira de Ponta Grossa, que será comemorado no dia 26 de julho. 

As celebrações acontecem sempre às 19 horas, na Catedral, e, este ano, ficarão sob a responsabilidade dos padres e equipes dos setores um, dois, três e quatro, que reúnem as paróquias da sede da Diocese. O pároco da Catedral Sant’Ana, padre Antônio Ivan de Campos, lembra que a intenção é realçar a programação e incentivar a participação de todos No domingo, o próprio bispo dom Sergio Arthur Braschi preside cerimônia especial que marcará os oito anos de dedicação da Catedral Diocesana.   

De acordo com o pároco, o tríduo começa com uma solenidade mais que especial: a comemoração do oitavo ano da dedicação da Catedral. “Todas as catedrais precisam, depois de construídas, serem dedicadas e essa graça é lembrada anualmente. A Catedral é a igreja mãe da Diocese e merece uma consagração especial do altar, do templo, unção das paredes, as cruzes que ali se colocam. É símbolo da igreja como uma totalidade e faz referência a unidade de toda a Diocese”, comenta o padre Ivan, lembrando que a celebração será presidida pelo bispo dom Sergio e terá a participação de padres de todas as paróquias de Ponta Grossa. “O fato de ser domingo e todos já terem compromissos paroquiais pode prejudicar a participação, mas queremos reunir o maior número de sacerdotes possível já que é muito importante que a sede episcopal seja consagrada e dedicada devidamente”, acrescenta.

Padre Ivan conta que a programação está se repetindo, basicamente é a mesma dos anos anteriores. O realce está na participação dos setores paroquiais da cidade, no segundo e terceiro dias do tríduo. “Estamos insistindo com os representantes das paróquias, equipes litúrgicas e padres dos setores”. Na segunda-feira, a celebração ficará por conta das paróquias Nossa Senhora Auxiliadora, Imaculada Conceição, Senhor Bom Jesus, São Judas Tadeu, Nossa Senhora de Guadalupe, Santa Rita de Cássia, São Jorge, São Pedro Apóstolo, São Francisco, São Sebastião e a própria Paróquia Sant’Ana. O responsável por movimentar a celebração será o padre Clayton Delinski Ferreira, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora. A equipe de Liturgia e o Ministério de Música virão da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Na terça-feira, participam as paróquias Santa Terezinha, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão, Espírito Santo, Nossa Senhora do Pilar, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Medianeira, Santo Antônio, São José, Sagrado Coração de Jesus e Monte Claro. Padre Joel Nalepa, pároco da Santa Terezinha presidirá a celebração. O tríduo prepara o grande dia de Senhora Sant’Ana, 26 de julho, quando às 10 horas começa a procissão, saindo da igreja do Rosário, subindo pela Rua Santana e chegando à Catedral, onde dom Sergio celebra missa especial. Um almoço no salão paroquial encerra as festividades. Os convites são limitados e estão sendo vendidos a R$ 40. A expectativa é que as comemorações reúnam mais de 1.400 pessoas, informa o padre Ivan de Campos.

Fonte: Diocese de Ponta Grossa

Postagem em destaque

Conferência Municipal de Saúde movimenta Conselho de Saúde

A comunidade de Ponta Grossa será palco de um dos maiores eventos realizados pelo Conselho Municipal de Saúde.

Postagens mais visitadas da semana