quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Relacionamento e Comportamento: Amar quando menos merecer

Dizem que o amor é mágico. Que o amor tem vários tipos, mas apenas uma fonte. Eu já pensei várias coisas sobre o amor. A cada tempo, a cada relação, parecia mesmo existir formas, tipos, jeitos, trejeitos variados de amor e de amar. Cheguei a pensar, dizer e afirmar que o amor morre. Que somos capazes de matá-lo.

Me enganei sobre todas as minhas hipóteses e meus conceitos de amor e de amar.

Pior do que isso, foram as pessoas a quem acabei enganando também ao defender minhas visões... De amor e de amar...

Muitas vezes passei os olhos em frases e mensagens que diziam, pediam ou imploravam para amar quando menos merecer.

E não tem mesmo coisa mais difícil que amar quando alguém não merece.

Por anos e anos da minha vida, amar quando menos merecesse era sinônimo de voltar atrás em decisões, de não sair de perto, de ficar junto, de esperar, porque amor era sinônimo de gostar, estando ali, independente de qualquer coisa. Amor incondicional supera tudo. Supera todos. Todos os impasses, todos os problemas.

Mas... Amar quando menos merecer é difícil. É muito difícil. Porque implica em um amor para o qual não somos preparados. Ninguém ensina. Não se aprende. Amar quando menos merecer, às vezes quer dizer que temos que deixar coisas passarem, pessoas irem embora. Amar quando menos merecer nos obriga a tomar distância, a não estar presente, a criar ausências, deixar partir, deixar ficar. 

Amar quando menos merecer é difícil porque temos medo de não sermos mais necessários. Nem deveríamos ser necessários. Deveríamos ser partícipes. Em bons e maus momentos. Compartilhando histórias de vida. E não apenas apoiando, ajudando, evitando sofrimentos. Amar quando menos merecer é deveras difícil, porque é difícil deixar que as aprendizagens aconteçam. 

Que as pessoas descubram o mundo por si mesmas. Amar quando menos merecer é saber a hora de ficar e também o instante em que as coisas vão acontecer. Pois precisam ser. Precisam ser vividas. Amar quando menos merecer é difícil porque é mais difícil ainda ter consciência de que amar quando menos merecer é deixar o amor fluir. Seguir. E ir.

Postagem em destaque

Conferência Municipal de Saúde movimenta Conselho de Saúde

A comunidade de Ponta Grossa será palco de um dos maiores eventos realizados pelo Conselho Municipal de Saúde.

Postagens mais visitadas da semana