sexta-feira, 16 de março de 2018

Paraná: Faciap e Sebrae/PR reconhecem entidades destaques em Programa de Certificação em Gestão

Os vencedores com as diretorias do Sebrae/PR e Faciap Foto - Luis Felipe Miretzki

Associações comerciais e coordenadorias regionais que obtiveram melhor pontuação em boas práticas de gestão foram reconhecidas. As entidades participaram do Programa de Certificação em Gestão da Federação das Associações Comerciais (Faciap), em parceria com o Sebrae/PR.

Na última quarta-feira (14) foi de comemoração para 54 coordenadorias e associações comerciais paranaenses que receberam o reconhecimento pelos resultados obtidos na melhoria de processos e implantação de ferramentas de boas práticas de gestão. 

O programa foi criado no ano passado com o objetivo de alavancar o desempenho organizacional das entidades, melhorando processos e implantando ferramentas de boas práticas de gestão. Foram trabalhados conceitos nas áreas pessoas, processos internos, finanças, atendimento ao cliente, cultura associativa, desenvolvimento local e serviços.  A certificação é alcançada de acordo com as pontuações apuradas em diagnóstico de gestão e resultados, nas categorias Ouro, Prata e Bronze. A entrega das premiações ocorreu no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba.

”Essa parceria promove a melhoria do ambiente de negócios não só das coordenadorias e das associações, mas de todos os empreendedores que integram as entidades. A capilaridade da Faciap com seus associados é fundamental para o sucesso deste programa. Com isso, conseguimos melhorar os serviços que o Sebrae/PR oferece, assim como o posicionamento que essas entidades empresariais têm na promoção de um ambiente de negócios mais sustentável para os pequenos negócios”, afirmou o superintendente do Sebrae/PR, Vítor Tioqueta.

O presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, destacou a importância da parceria entre as duas entidades para associações e empresas. “São 295 associações comercias que são referências do setor produtivo e indutoras do desenvolvimento em suas cidades, sendo a grande maioria de pequeno porte. O programa trouxe melhores condições de estrutura e mais saúde financeira para manterem seus serviços e atenderem de forma mais ampla e eficaz seus associados.”, afirmou.

Vencedor com a certificação Ouro, primeiro lugar entre as associações comerciais, João Sergio Hey, presidente da Associação de Pitanga, região central do Estado, disse que o prêmio consolida uma estratégia de gestão que foi adotada desde a implantação do programa. “Criamos novos critérios para serem aplicados em nossa rotina de trabalho. Hoje temos mais controle e organização de processos internos, gestão mais transparente, melhores resultados financeiros e uma administração mais leve, com mais fluidez, que nos permite oferecer mais serviços e com maior agilidade aos nossos associados”, garantiu.

Na categoria Coordenadorias, que congregam grupos de associações de regiões do Paraná, a vencedora foi a Caciopar, do Oeste. A presidente do Núcleo da Mulher Empresária da entidade, Justina Metzner, fez questão de valorizar o envolvimento de sua equipe no resultado final. “O prêmio é extremamente relevante principalmente para as pequenas associações comerciais. Tanto em relação à capacitação dos colaboradores das entidades quanto no que gerou de valor agregado para melhorar a oferta de produtos e serviços e atrair novos empreendedores ao corpo associativo de cada uma delas. O resultado mostra que as participantes estão mais organizadas, autossustentáveis e mais competitivas. Queremos que este trabalho continue e que tenhamos cada vez mais empresas fortalecendo a economia do nosso estado”, ressaltou.

Também foram premiadas as coordenadorias e associações que alcançaram as melhores pontuações durante o programa, segundo avaliação dos consultores do Sebrae/PR que acompanharam todo o processo. No total, foram 12 coordenadorias e mais de 50 associações participantes do Programa.

Confira quem conquistou o selo:
Cacenorpi (Ibaiti / Joaquim Távora/Pinhalão / Wenceslau Braz)
Cacercopar (Araruna / Mamborê /Quinta do Sol)
Cacesul (Imbituva / Prudentópolis/São Mateus do Sul/União da Vitória)
Cacileste (Guaratuba / Pontal do Paraná)
Cacicopar (Foz do Jordão / Palmital / Pinhão / Pitanga)
Cacicpar (Arapoti/Reserva/Sengés)
Cacier (Altônia/Iporã/Pérola/Tapejara)
Cacinor (Astorga/Ivaiporã/Rondon/São João do Ivaí)
Cacinp (Cambé/Faxinal)
Cacinpar (Alto Paraná/ Nova Londrina/Paraíso do Norte)
Caciopar (Entre Rios do Oeste/Itaipulândia/Mercedes/Missal/Pato Bragado/Terra Roxa)
Cacispar (Itapejara do Oeste/Realeza/Renascença/Planalto / São Jorge do Oeste)

Postagem em destaque

Conferência Municipal de Saúde movimenta Conselho de Saúde

A comunidade de Ponta Grossa será palco de um dos maiores eventos realizados pelo Conselho Municipal de Saúde.

Postagens mais visitadas da semana