segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Solução de gerenciamento garante crescimento de vendas de componentes para implantes odontológicos

Sistema que combina tecnologia e gestão amplia faturamento e facilita a adequação às regras da Anvisa para fabricação de componentes protéticos
O diretor industrial da Implanew, Pedro Ferracini,
apostou em um novo ERP para ampliar a atuação da empresa. 
Créditos: Lu Sálvaro 
Com sede em Pinhais (PR), a Implanew, especializada em fabricação de componentes para implantodontia, iniciou suas atividades em 2010.

Foi somente no último ano, porém, que a empresa conquistou novos mercados e viu seu faturamento crescer: para ampliar os negócios, a empresa optou por implantar um sistema de gerenciamento de informações dos itens comercializados, do estoque e do controle de qualidade. Nessa mudança, processos também foram impactados, sendo que alguns tiveram o seu tempo de processamento reduzido em 90%.
Atualmente, a Implanew produz mais de 1.200 itens omponentes para implantodontia. 
Créditos: Lu Sálvaro
A adoção da ferramenta, o Protheus, solução implementada pela TOTVS Curitiba, realizada em um projeto que mesclou atendimento presencial e remoto, foi realizada em seis meses, período considerado curto para implantação de solução tecnológica para gestão empresarial. O diretor industrial e sócio-proprietário da Implanew, Pedro Ferracini, comenta que para uma empresa crescer é necessário que ela tenha um bom alicerce e que um ERP (sistema de gestão empresarial) desempenha um papel essencial nesse cenário. “Não adianta começar errado: temos uma visão e para que ela se torne realidade precisamos ter dados para a tomada de decisões e também saber que nossas informações estão seguras”, ressalta o diretor.
Atualmente, a empresa produz mais de 1.200 itens e todo o processo produtivo é gerenciado pelo Protheus. Para atender às novas demandas de ampliação dos negócios, a Implanew promoveu diversas mudanças em pouco tempo, como a contratação de mais colaboradores, criação de mais dois turnos (2º e 3º turno) e mais controles na produção. Segundo Ferracini, uma das evoluções do período, que gerou grande ganho de produtividade, foi o novo processo de faturamento e geração de boletos. “Antes, cada cobrança era emitida individualmente, com a necessidade de controle praticamente manual. Agora, o sistema gerencia todas essas informações e o tempo de processamento foi reduzido de 3 horas para 20 minutos”, relata Ferracini.
Desde julho de 2017 até o final de 2018, o faturamento da Implanew aumentou em 200%, após obter as liberações junto à Anvisa para fabricação e venda de diversos produtos, que são controlados por esse órgão. O diretor da empresa comenta que o investimento em um software de gestão é essencial para promover crescimento. “Com esse aumento, seria muito difícil conseguir controlar a fabricação e estoque vendas sem um sistema como o Protheus. Esse investimento impactou positivamente no aumento das vendas, pois possibilitou o total controle da disponibilidade dos produtos em estoque, atendendo de forma mais confiável às expectativas dos clientes quanto aos prazos de entrega dos produtos”.
Até o momento, a empresa adquiriu quatro módulos de backoffice do Protheus (Estoque, Financeiro, Compras e Faturamento), sendo que PCP e Qualidade serão as próximas etapas e devem ser implantadas no começo de 2019.  
O Brasil é considerado o segundo país que mais
realiza serviços de odontologia estética no mundo. 
Créditos: Lu Sálvaro 
Crescimento da odontologia estética no País
O Brasil é considerado o segundo país que mais realiza serviços de odontologia estética no mundo: segundo Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), a busca por esses procedimentos triplicou entre 2014 e 2017. No total, são realizados mais de 800 mil implantes ao ano, conforme dados Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), sendo que 90% dos componentes utilizados são de fabricação brasileira.
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) indica que o crescimento na procura por implantes não é relacionado somente à estética e à redução de custos, mas também é ocasionado pela busca de conforto e saúde. Para os especialistas, a utilização de implantes dentários evita desequilíbrio na arcada dentária e facilita a limpeza de dentes próximos. Sobre o assunto, o diretor da Implanew comenta que o trabalho de um implantodontista é praticamente artesanal, já que é necessário se adaptar para a particularidade de cada paciente.
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com aproximadamente 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

Postagem em destaque

Conferência Municipal de Saúde movimenta Conselho de Saúde

A comunidade de Ponta Grossa será palco de um dos maiores eventos realizados pelo Conselho Municipal de Saúde.

Postagens mais visitadas da semana