segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Parque Tecnológico será lançado no Dia de Campo Internacional do Cescage

Entre os dias 12, 13 e 14 de fevereiro de 2018 acontecerá o Dia de Campo Internacional do Grupo Cescage em Ponta Grossa, Paraná. O evento será realizado, a partir das 8h de cada dia, no Hotel Bourbon. 

O Dia de Campo contará com a presença de alunos e professores dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia do Cescage, equipe técnica da Cescage Genética, parceiros de todo o Brasil e Paraguai, bem como autoridades dos dois países. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.diadecampocescage.com.br

No dia 13 de fevereiro, será lançado o Parque Tecnológico Agro Inovação Sustentável Cescage Genética. A oficialização se dará às 19h, no Hotel Bourbon, em Ponta Grossa, Paraná. No evento, estarão presentes e firmando convênios de cooperação acadêmico-científica autoridades do Paraguai (Governador do Estado de Missiones, Ministros do Meio Ambiente e da Agricultura e Pecuária) e do Brasil (Governador do Estado, Presidente da Agência Paraná Desenvolvimento, Secretário da Agricultura e Abastecimento e Chefe da Casa Civil Paranaense).

O Parque Tecnológico multidisciplinar terá matriz na região dos Campos Gerais, além de polos em Missiones,no Paraguai, e no Estado da Bahia. Além dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, que estão diretamente envolvidos, haverá participação no complexo empresarial, através da Agência Escola, do curso de Produção Publicitária, Escritório Modelo dos cursos de Arquitetura & Urbanismo, e Cescage Empresarial, com o curso de Administração, que prestará consultoria júnior para atender ao agronegócio, que é o principal eixo do arranjo produtivo da região.

Segundo o CEO do Grupo Cescage, Prof. Dr. Ludovico Omar Bernardi, o acordo terá como base a Lei de Inovação do Paraná, e o Parque Tecnológico envolverá inovação com Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), desenvolvendo a pesquisa, incubando startups e, principalmente, atuando como aceleradora de negócios.

“Teremos pesquisas sendo desenvolvidas por todas as universidades (estaduais, federais, bem como instituições particulares nacionais e internacionais parceiras). A ideia do parque é romper as barreiras das áreas do conhecimento. A partir disso, as pessoas estarão trabalhando na incubadora, desenvolvendo seus protótipos de produtos, fomentando o empreendedorismo inovador e o conhecimento. No parque, facilitaremos o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação e ao agronegócio, seja na ramificação agricultura ou pecuária. Além disso, teremos o estágio da aceleradora de negócios, com empresas que sejam ou que buscam ser autossustentáveis, conseguindo posicionar, em um curto espaço de tempo, seus produtos no mercado”, revelou.

Parque Tecnológico

Será um complexo planejado de desenvolvimento empresarial e tecnológico, promotor da cultura de inovação, da competitividade industrial, da capacitação empresarial e da promoção de sinergias em atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação, entre empresas, União, os Estados e os Municípios, com ou sem vínculo entre si. A incubadora de empresas estimulará e prestará todo o apoio logístico, gerencial e tecnológico ao empreendedorismo inovador e intensivo em conhecimento, com o objetivo de facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação.

Os polos tecnológicos terão ambiente industrial e tecnológico caracterizado pela presença dominante de micro, pequenas e médias empresas, com áreas correlatas de atuação em determinado espaço geográfico, com vínculos operacionais com ICTs, recursos humanos, laboratórios e equipamentos organizados e com predisposição ao intercâmbio entre os entes envolvidos para consolidação, marketing e comercialização de novas tecnologias. Nessa linhas, aliás, já nascem com o Parque os Polos Tecnológicos de Missiones e da Bahia.

Acordo de Cooperação Técnica

A Agência Paraná de Desenvolvimento estará estabelecendo a parceria tecnológica, visando o desenvolvimento de testes e a multiplicação através de coleta e congelamento de sêmen ou transferência de embriões, e fertilização in vitro, com animais Purunã, para a seleção de futuros reprodutores e doadoras.

O compromisso da Agência Paraná de Desenvolvimento, Ministério da Agricultura do Paraguai e  da Secretaria de Agricultura da Bahia, será coordenar e conduzir a seleção de matrizes das raças Purunã, Caracu, Charolês e Angus com potencial para serem futuras doadoras de embriões e, de touros das raças mencionadas com potencial para serem futuros reprodutores e doadores se sêmen; manter os animais em manejo, alimentação e condições sanitárias de acordo com as especificações técnicas pertinentes e orientações dos médicos veterinários e nutricionistas; coordenar e conduzir a seleção do número necessário e suficiente de receptoras aptas a receberem embriões, o manejo e sanidade dos animais que resultarem dos embriões implantados até a desmama à idade aproximada de 7 meses; as partes dividirão os machos e as fêmeas resultantes dos embriões implantados, levando também em conta as características fenotípicas dos animais. 

Palestrantes

O evento contará com a presença de grandes nomes da agropecuária nacional e internacional, autoridades brasileiras, paraguaias e representantes de vários outros países como; Prof. Pós Ph.D  Desembargador José Sebastião Fagundes Cunha, Fundador do Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal – Cescage Genética;  Mohamad Abdouni Neto, Consul Honorário da República Islâmica do Paquistão em São Paulo; José Fernando Garcia, Doutor em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo, que participou nos últimos 20 anos da fundação de três empresas de biotecnologia no Brasil, atuantes na área de genômica aplicada aos animais, plantas e humanos; Antônio Jorge Camardelli, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas – ABIEC; Adilson Pinheiro Andrade, Médico Veterinário na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia; Fábio Cedraz, Secretário de Desenvolvimento Agropecuário de Senhor do Bonfim - Bahia; Elir de Oliveira, Representante do Instituto Agronômico do Paraná no Comitê Gestor Central do Programa Pecuária Moderna – Plano Integrado de Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte no Paraná; Newton Pohl Ribas, Doutor em Ciências Veterinárias, área de produção e qualidade do leite pela UFPR, Curitiba-PR.

Autoridades

Além do corpo técnico, estarão presentes autoridades brasileiras e paraguaias, como o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; do Chefe da Casa Civil, Guto Silva; do Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex de Oliveira; do Diretor Presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Eduardo Bekin, o Prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel e o Deputado Federal da Bahia, Paulo Magalhães. Já do lado paraguaio estará; o Vice-presidente do Paraguai, Hugo Adalberto Velázquez Moreno, o Governador da Província de Missiones, Carlos Arrechea Ortíz, o Secretário de Agricultura do Paraguai - Cesar Ariel Oviedo Verdún, Ministro da Indústria e Comércio do Paraguai - Gustavo Leite, Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai - Denis Lichi Ayala e mais e 40 prefeitos da província de Missiones. Da área acadêmica paraguaia, o Reitor da Universidad Nacional de Asunción, Senhor Luiz H. Berganza e da Universidad Nacional Del Este, Sr. Gerónimo Laviosa González.

Fazenda Escola

O Cescage é a única instituição privada da região, com Fazenda Escola em Ponta Grossa. Alunos de Agronomia e Medicina Veterinária realizam diariamente pesquisas, buscando desenvolver novas tecnologias. Os estudantes fazem aulas práticas em 90 hectares, com mais de 800 animais, para desenvolvendo manejo de animais, assim como as aulas de campo. São em torno de 600 ovinos e caprinos, 80 bovinos e mais de 20 cavalos de raça. Desse total, 120 são doadores de embriões dos principais rebanhos de genética do Brasil.

Cescage Genética

Nos laboratórios do Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal - Cescage Genética, os profissionais desenvolvem genéticas de animais de pequeno, médio e grande porte. Além das pesquisas, o Cescage Genética comercializa embriões de raças geneticamente superiores de ovinos, caprinos, equinos e bovinos.

O Cescage Genética realiza trabalhos desde a hospedagem de matrizes e reprodutores, com a tranquilidade de uma equipe multidisciplinar acompanhada por cerca de oitenta docentes das Faculdades de Agronomia e de Medicina Veterinária. Engloba desde a criação e multiplicação, com as mais modernas tecnologias em seus laboratórios, atualmente perfazendo entre os melhores do País, com um Programa Permanente de Aperfeiçoamento, aprimorando técnicas e serviços que culminam com a importação e exportação de sêmen, embriões, matrizes e reprodutores de altíssima qualidade genética.

Postagem em destaque

Conferência Municipal de Saúde movimenta Conselho de Saúde

A comunidade de Ponta Grossa será palco de um dos maiores eventos realizados pelo Conselho Municipal de Saúde.

Postagens mais visitadas da semana